Accessibility / Report Error

Análise exploratória dos padrões alimentares de pacientes com adenocarcinoma gástrico: um estudo de caso-controle na Região Brasil Central

RESUMO

Contexto:

A dieta é um dos fatores de risco modificáveis mais importante para a incidência de câncer gástrico.

Objetivo:

Realizar uma análise exploratória sobre os padrões alimentares de indivíduos com adenocarcinoma gástrico (AdG) na região Brasil central.

Métodos:

Este é um estudo de caso-controle realizado no período de abril de 2019 a julho de 2022, em três centros de referência para o tratamento para câncer em Goiânia-GO. Os casos foram pacientes diagnosticados com AdG, o controle 1 pacientes dispépticos submetidos a endoscopia digestiva alta e o controle 2 pacientes sem queixas gástricas. Nos três grupos foram recrutados pacientes de 18 a 75 anos e de ambos os sexos. Para avaliar o consumo alimentar foi utilizado um Questionário de Frequência Alimentar validado para a população brasileira. Os padrões alimentares foram identificados por Análise Fatorial Exploratória (AFE), utilizando a análise de componentes principais como método de extração, seguida pela rotação Varimax.

Resultados:

Os valores de comunalidade na AFE para os alimentos/grupos alimentares consumidos pelos casos e controles ficaram acima de 0,30 para todas as variáveis. A variância explicada pelo modelo foi de 66,7%, para casos, 60,3% para o controle 1 e 59,7% para o controle 2. Foram identificados três padrões alimentares nos casos, controle 1 e controle 2 que explicaram 34,87%, 35,41% e 33,25% respectivamente da variância total. O primeiro padrão (“saudável”) foi caracterizado pelo consumo de vegetais, frutas, carne e queijos; o segundo (“não saudável”) por embutidos, pizzas, snacks, ketchup, bebidas doces e macarrão instantâneo e o terceiro (“prudente”) arroz, feijão, carnes e peixes fritos e massas.

Conclusão:

Esse estudo identificou três padrões alimentares entre os pacientes com AdG e os controles na região Brasil central. De acordo com os padrões identificados, será possível estabelecer uma relação entre a dieta e outras medidas epidemiológicas destinadas à prevenção do câncer gástrico.

Palavras-chave:
Neoplasias gástricas; comportamento alimentar; análise fatorial; estudos de caso e controle

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br