RESUMO
CONTEXTO:
O câncer é uma das causas mais importantes de morte no mundo. De acordo com a sua alta incidência e mortalidade, o câncer gastrointestinal tem particular importância entre outros tipos de neoplasias.
OBJETIVO:
Este estudo foi conduzido para investigar as tendências de mudança de mortalidade de câncer gastrointestinal no Irã.
MÉTODOS:
Foi realizada pesquisa analisando-se os dados de mortalidade relatados em 29 províncias do Irã entre 2006-2010. A tendência de mortalidade de câncer gastrointestinal foi delineada para ambos os sexos nos anos de estudo e desagregadas por grupos etários em sua distribuição de frequência. O software WinPepi foi usado para análise.
RESULTADOS:
Nos anos 2006-2010, a taxa de mortalidade por câncer gástrico, colorretal, de fígado e pancreático aumentou significativamente. A mortalidade por câncer gastrointestinal é maior nos homens do que nas mulheres e, além disso, os resultados mostraram que com o aumentar a idade, a morte causada por estes cânceres também aumentou.
CONCLUSÃO:
As causas mais importantes da morte entre cânceres de origem gastrointestinal no Irã foram o gástrico, o hepático e o colorretal e devido a sua tendência crescente no país, a realização de intervenções preventivas para os fatores de risco é necessária.
DESCRITORES:
Neoplasias gastrointestinais, mortalidade; Fatores etários; Fatores sexuais; Oriente Médio