Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do consumo alimentar de pacientes com síndrome do intestino irritável em acompanhamento ambulatorial

RESUMO

CONTEXTO:

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional crônico, no qual a dieta, principalmente o teor de fibra dietética e presença de carboidratos fermentativos (FODMAPs) podem influenciar nos principais sintomas: dores, desconforto e/ou distensão abdominal, constipação, diarreia, alteração na consistência das fezes, sensação de evacuação incompleta.

OBJETIVO:

Este estudo teve como objetivo avaliar as quantidades de carboidratos fermentativos (FODMAP) e fibras consumidas por indivíduos com o diagnóstico de síndrome do intestino irritável e relacionar com seu modelo da classificação, segundo os critérios Roma III.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado no Ambulatório de Doenças Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia/UNIFESP. Os nutrientes de interesse para o estudo foram: fibras, carboidratos em geral e FODMAPs, calculando-se suas quantidades em gramas, analisadas através das porções consumidas. Os instrumentos de pesquisa utilizados: ficha de acompanhamento nutricional e questionário de frequência alimentar semi-quantitativo.

RESULTADOS:

A amostra incluiu 63 pacientes adultos, com síndrome do intestino irritável constipado (21), diarreico (21) e misto (21). O consumo de carboidratos mostrou-se inadequado em 55,6% dos indivíduos em todos os grupos; os que tinham alto consumo (38,1%) pertenciam ao grupo diarreia, 14,3% ao misto e 38,1 % ao constipado. Baixo consumo deste nutriente foi 28,6% nos casos de diarreia e 47,6% do misto. Observamos uma ingestão média de fibras equivalente à 23 g/dia, nos três grupos, inferior ao recomendado.

CONCLUSÃO:

O estudo permitiu reconhecer várias inadequações no consumo dos diferentes grupos de alimentos, particularmente excesso de carboidratos, incluindo os classificados como FODMAPs, identificados pelos doentes como responsáveis pela piora das suas queixas. Em contrapartida, nutrientes fundamentais, como carnes, ovos, leite e derivados estiveram referidos em níveis abaixo do recomendado.

DESCRITORES:
Síndrome do intestino irritável; Carboidratos da dieta, efeitos adversos; Dieta com restrição de carboidratos; Diarreia; Constipação intestinal

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br