Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre achados endoscópicos e confirmação histopatológica em pacientes com suspeita de esofagite eosinofílica

RESUMO

CONTEXTO:

O diagnóstico da esofagite eosinofílica é realizado através da detecção, em amostra de biópsia esofágica, de 15 ou mais eosinófilos por campo, sendo que os achados endoscópicos isolados não são validados para o diagnóstico da doença.

OBJETIVO:

Avaliar a associação entre os achados endoscópicos com o diagnóstico histopatológico em pacientes com suspeita de esofagite eosinofílica na endoscopia.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo de 24 pacientes com suspeita de esofagite eosinofílica durante endoscopia digestiva alta. As informações foram colhidas de bancos de dados dos serviços de Endoscopia e Patologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, no período de março de 2012 a abril de 2018. Os pacientes foram divididos em grupo com biópsia positiva (>15 eosinófilos/campo, N=8) e grupo com biópsia negativa (<15 eosinófilos/campo, N=16), sendo comparados os achados endoscópicos entre os dois grupos.

RESULTADOS:

Do total de 24 pacientes, 79,1% tinham a presença de sulcos longitudinais, 20,8% exsudatos brancos, 33,3% palidez de mucosa ou perda da vascularização e 45,8% apresentaram mais de um achado endoscópico. Houve diferença significativa (P<0,05) na avaliação do achado de palidez ou perda da vascularização, isoladamente, entre os grupos. O valor preditivo positivo e valor preditivo negativo da presença de mais de um achado endoscópico para o diagnóstico de esofagite eosinofílica foi de 54% e 84%, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Houve uma baixa associação entre a presença de achados endoscópicos e a confirmação histopatológica da doença, o que faz com que os achados endoscópicos isolados não sejam confiáveis para o diagnóstico de esofagite eosinofílica.

DESCRITORES:
Esofagite eosinofílica; Doenças do esôfago; Eosinófilos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br