Acessibilidade / Reportar erro

Manejo da doença de Crohn ileocecal como achado incidental em cirurgia de urgência para apendicite aguda: uma revisão sistemática

RESUMO

CONTEXTO:

Em muitos pacientes, o diagnóstico da doença de Crohn (DC) é feito durante uma cirurgia de urgência por suspeita de apendicite. O diagnóstico intraoperatório pode ser desafiador em certos casos, especialmente para cirurgiões menos experientes.

OBJETIVO:

Revisar a literatura em busca de evidências científicas que possam orientar os cirurgiões no manejo otimizado da DC ileocecal encontrada incidentalmente na cirurgia de apendicite aguda (AA).

MÉTODOS:

Os estudos incluídos foram identificados por busca eletrônica no banco de dados PubMed de acordo com as diretrizes Itens Preferidos de Relatórios para Revisões Sistemáticas e Meta-Análise (PRISMA). As avaliações de qualidade e viés foram realizadas pelos critérios Índice Metodológico para Estudos Não Randomizados (MINORS).

RESULTADOS:

Foram identificados inicialmente 313 estudos, dos quais seis foram selecionados (todos retrospectivos) para avaliação qualitativa (dois estudos eram comparativos e quatro apenas séries de casos descritivos). Quatro estudos encontraram uma alta taxa de complicações quando a apendicectomia ou ileocolectomia foram realizadas e em apenas um, não houve aumento do risco de complicações pós-operatórias com a apendicectomia. No sexto estudo, diarreia, dor abdominal prévia, anemia pré-operatória e trombocitopenia foram fatores preditivos independentes para DC em pacientes operados previamente por suspeita de AA.

CONCLUSÃO:

Apesar da escassez de dados e da baixa qualidade das evidências, recomenda-se que um apêndice macroscopicamente normal seja preservado na ausência de doença complicada quando há suspeita de DC na cirurgia de AA. As ressecções ileocecais devem ser reservadas para doenças complicadas (massa inflamatória, isquemia, perfuração ou obstrução). Mais estudos prospectivos são necessários para confirmar essas afirmações.

Palavras-chave:
Doença de Crohn; cirurgia colorretal; apendicectomia; revisão sistemática

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br