Acessibilidade / Reportar erro

Cirurgias bariátricas no sistema único de saúde no período de 2012 a 2022: estudo descritivo das hospitalizações no Paraná

RESUMO

Contexto:

A obesidade é uma condição crônica de saúde que apresenta etiologia multifatorial. Resulta da combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais, os quais, quando interagem, levam a um desbalanço energético.

Objetivo:

Caracterizar as hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de cirurgias bariátricas no estado do Paraná, no período de 2012 a 2022.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, do tipo série temporal, baseado em dados secundários. Foram consultados os dados públicos contidos no sistema de informações hospitalares do SUS, no período de 2012 a 2022. A população analisada foram pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica.

Resultados:

No Paraná, com relação aos dados de procedimentos realizados no SUS, no período de 2012 a 2022, foram observadas 39.793 hospitalizações para a realização de cirurgias bariátricas. Dentre as cinco modalidades, houve predomínio da gastroplastia em Y de Roux, com 38.849 hospitalizações (97,6%), com menor taxa de mortalidade.

Conclusão:

A pesquisa ressalta uma notável variação nos custos, enfatizando a importância da avaliação econômica. A correlação entre obesidade e diabetes evidencia a complexidade da situação, justificando a superioridade do tratamento cirúrgico na remissão de comorbidades. O estudo mostra uma queda nas cirurgias bariátricas em 2020, coincidindo com a pandemia, e alerta para a maior vulnerabilidade de pacientes obesos ao SARS-CoV-2.

Palavras-chave:
Cirurgia bariátrica; obesidade; epidemiologia; hospitalizações

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br