Acessibilidade / Reportar erro

Inibidores de bomba protônica aumentam o risco geral de desenvolver infecções bacterianas em pacientes com cirrose

RESUMO

CONTEXTO:

A supressão de ácido tem sido associada a efeitos adversos, tais como infecções entéricas. Inibidores da bomba protônica são frequentemente prescritos em pacientes com cirrose, mas não está claro se o inibidor de bomba de próton (IBP) está associado ao desenvolvimento de infecções bacterianas nesses pacientes.

OBJETIVO:

Avaliar o impacto da ingestão de IBP no desenvolvimento de infecção bacteriana, viral e fúngica em pacientes com cirrose.

MÉTODOS:

Foi realizado estudo de coorte observacional, retrospectivo, histórico. A coorte exposta incluiu pacientes com cirrose e com uso crônico de IBP. A coorte de não expostos não estava usando IBP. O período de seguimento foi de 3 anos, procurando-se nos registros médicos qualquer evento de infecção bacteriana, confirmada pela cultura bacteriológica.

RESULTADOS:

Cento e treze pacientes preencheram os critérios de seleção, 44 (39%) pacientes faziam uso crônico de IBP; deles, 28 (63,6%) não tinham uma indicação clínica clara para justificar a prescrição de IBP. Vinte e quatro (21,2%) pacientes desenvolveram infecções bacterianas durante o período de seguimento. Na análise univariada, cirrose descompensada (Child B/C), presença de ascite, história de hemorragia varicosa e consumo crônico de IBP foram fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de infecções. Porém, na análise multivariada ajustada, somente o uso crônico de IBP foi associado ao desenvolvimento de infecções (RR=3,6; 95% CI = 1.1-12.3; P=0,04).

CONCLUSÃO:

Há uma prescrição excessiva de PPI sem uma indicação clínica justificada. O consumo de longo prazo do IBP em pacientes com cirrose é associado ao desenvolvimento de infecções bacterianas. Portanto, essas drogas devem ser cuidadosamente prescritas nesta população específica.

DESCRITORES:
Inibidores da bomba de prótons, efeitos adversos; Prescrição inadequada; Cirrose hepatica; Medição de risco

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br