Acessibilidade / Reportar erro

NI-NASH-DS e FIB-4 para avaliação de diferentes aspectos da doença hepática gordurosa não-alcoólica em indivíduos com obesidade: estudo transversal

RESUMO

Contexto:

Marcadores não-invasivos foram desenvolvidos para avaliar a presença e a gravidade de anormalidades hepáticas relacionadas à doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA).

Objetivo:

Analisar a acurácia diagnóstica de marcadores não-invasivos de DHGNA (escore de gordura hepática da DHGNA [NLFS], escore não-invasivo de detecção de esteato-hepatite não-alcoólica [NI-NASH-DS] e escore de fibrose de 4 variáveis [FIB-4]) em indivíduos obesos submetidos à cirurgia bariátrica.

Métodos:

Foi realizado um estudo descritivo retrospectivo transversal com 91 indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica em um hospital universitário público de nível terciário. Marcadores não-invasivos de DHGNA foram calculados por meio de exames laboratoriais, variáveis clínicas e antropométricas; testes de acurácia diagnóstica foram calculados comparando-os em relação ao exame padrão-ouro para essa análise (avaliação histopatológica).

Resultados:

Um total de 85,7% dos participantes eram do sexo feminino e a média de idade foi de 39,1±9,8 anos. O índice de massa corporal médio foi de 38,4±3,6 kg/m2. Ao exame histopatológico, 84 (92,3%) pacientes apresentavam esteatose, 82 (90,1%) com algum grau de fibrose; 21 (23,1%) pacientes foram diagnosticados com esteato-hepatite não-alcoólica (EHNA) de acordo com os critérios do escore de atividade da DHGNA. A acurácia global do escore NLFS foi de 58,2% para esteatose hepática e 61,5% para esteatose moderada a grave. A acurácia global do FIB-4 foi de 95,4% para fibrose avançada. NI-NASH-DS apresentou uma acurácia global de 74,7% para EHNA.

Conclusão:

Em uma população de indivíduos com obesidade, o escore FIB-4 teve alta acurácia global para avaliar a presença de fibrose hepática avançada, enquanto o NFLS e o NI-NASH-DS tiveram acurácias moderadas para avaliar a esteatose e EHNA, respectivamente.

Palavras-chave:
Doença hepática gordurosa não alcoólica; obesidade; testes de função hepática; fígado gorduroso; biomarcadores

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br