Acessibilidade / Reportar erro

Tendências temporais da prevalência de Helicobacter pylori em Itajaí - SC: um estudo retrospectivo de 25 anos baseado em banco de dados endoscópicos

RESUMO

CONTEXTO:

A bactéria Helicobacter pylori associa-se fortemente ao desenvolvimento do adenocarcinoma gástrico. Atualmente, a prevalência em países desenvolvidos é de 40%, porém esse valor cresce consideravelmente em países em desenvolvimento, que chegam a alcançar taxas de até 90%.

OBJETIVO:

O objetivo desta pesquisa foi determinar a prevalência média e anual da infecção por Helicobacter pylori nos pacientes de Itajaí durante o período de julho de 1992 a abril de 2016, assim como o sexo e as faixas etárias mais acometidas.

MÉTODOS:

Após consentimento do diretor técnico da Gastroclínica Itajaí e comprometimento de sigilo em relação à pesquisa, foi avaliada a base de dados do Serviço de Endoscopia da clínica. Foram selecionados todos os pacientes que realizaram pela primeira vez o exame de endoscopia digestiva alta com teste da urease e/ou análise histológica. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística de prevalência por sexo, faixa etária e anos do estudo, com posterior correção dos dados através do intervalo de confiança.

RESULTADOS:

A prevalência média da infecção por Helicobacter pylori em todos os anos de estudo foi de 50,07%. Com o cálculo das prevalências anuais, ficou evidente a redução gradual da infecção na população de Itajaí, que era de 81,3% em 1992, passando a 33% no ano de 2016. Ao classificar a prevalência da infecção por gênero, foi maior no sexo masculino (53,59%) e a distribuição dos gêneros por faixa etária não mostrou diferença estatisticamente significativa entre os sexos entre as idades de 40 a 80 anos. Em relação à faixa etária, a maior prevalência foi no grupo entre 40 e 49 anos.

CONCLUSÃO:

Embora este estudo seja retrospectivo e baseado em análise de banco de dados de endoscopias digestivas, sem acesso a dados clínicos de pacientes como uso prévio de nibidor de bomba de próton e antibióticos à endoscopia, seus resultados são importantes, pois podem refletir o panorama atual da infecção por Helicobacter pylori no município em estudo, que vem apresentando uma redução gradual da prevalência ao longo dos anos, com taxas atuais semelhantes às dos países desenvolvidos (33%). Estudos futuros são necessários para confirmar nossos dados.

DESCRITORES:
Infecções por Helicobacter; Epidemiologia

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br