Acessibilidade / Reportar erro

A saúde do fígado é negligenciada pelos consumidores de álcool no Brasil

RESUMO

Contexto:

O uso crônico e excessivo de álcool é um importante fator de risco para diversos problemas sociais e de saúde.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal, numa amostra representativa da população brasileira, para avaliar a frequência do consumo de bebidas alcoólicas e comportamentos relativos às doenças hepáticas. Participantes foram entrevistados, prospectivamente, com um questionário sobre consumo de álcool e ações voltadas à saúde do fígado. O estudo aceitou erro amostral máximo de ±2 pontos percentuais e considerou intervalo de confiança de 95%.

Resultados:

Foram entrevistados 1995 indivíduos (1.048 mulheres, média de idade de 44 anos) de todas as regiões brasileiras. A maioria dos brasileiros (63-87%) acredita que o abuso de álcool é a principal causa de cirrose e câncer de fígado, no entanto, a maioria dos participantes (56%) nunca havia sido examinado para avaliar danos hepáticos relacionados ao consumo excessivo de álcool. Um total de 55% dos brasileiros consomem bebidas alcoólicas. Entre os brasileiros que consomem bebidas alcoólicas, 44% consomem três ou mais doses por vez, 11% consomem mais de 10 doses por dia. Entre aqueles que consomem 1 a 2 doses por dia, as mulheres (42%) consomem mais que os homens (32%) e mais que a média nacional (37%).

Conclusão:

Há elevada frequência de consumo de álcool, principalmente entre jovens e indivíduos de classes sociais mais baixas, com consumo frequente entre mulheres. Apesar do conhecimento sobre o impacto adverso na saúde do fígado, menos da metade dos brasileiros foram avaliados, em pelo menos uma ocasião, para doença hepática. Estratégias de educação e prevenção precisam ser implementadas para reduzir o uso nocivo do álcool.

Palavras-chave:
Uso nocivo de álcool; prevenção; cirrose

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br