Acessibilidade / Reportar erro

Perfil dos pacientes com hepatite C crônica em um programa de saúde pública do sul do Brasil

RESUMO

CONTEXTO:

A hepatite crônica C (HCC) pode evoluir para cirrose e suas complicações como carcinoma hepatocelular, acarretando morbimortalidade. Conhecer o perfil dos pacientes portadores do vírus da HCC é fundamental para o melhor manejo do tratamento.

OBJETIVO:

Descrever o perfil dos pacientes portadores de HCC em um programa de saúde pública do sul do Brasil.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo retrospectivo onde foram incluídos os pacientes com HCC que realizaram o tratamento contra o vírus C em um polo de dispensação e assistência farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram avaliados todos os prontuários dos pacientes tratados entre dezembro/2015 e dezembro/2016.

RESULTADOS:

Foram avaliados 1.431 registros de pacientes portadores de HCC. O sexo masculino foi o mais prevalente (802; 56%) pacientes. A idade média dos pacientes foi de 58,6±9,9 anos, com variação de 18 a 89 anos. O genótipo 1 foi o mais frequente, em 866 (60,5%) dos pacientes. Noventa (6,3%) pacientes eram transplantados de órgão sólido, sendo que 73 (5,1%) eram transplantados de fígado. A avaliação de fibrose foi realizada em 1.300 (90,8%) pacientes. Dentre estes, 566 (39,6%) foram avaliados através de biópsia hepática. Em relação ao grau de fibrose, 779 (54,4%) apresentavam fibrose grau 4 (cirrose). Os genótipos foram analisados em relação aos diferentes graus de fibrose, sendo observado que o genótipo 3 está associado com o grau 4 de fibrose. O genótipo 1 está associado com alta carga viral.

CONCLUSÃO:

O presente estudo possibilitou a avaliação do perfil dos pacientes portadores de HCC em um programa de saúde pública do Brasil. Houve uma predominância de HCC no sexo masculino, e a média de idade foi de 59 anos. Apresentam um predomínio do genótipo 1, maior carga viral nos pacientes portadores do genótipo 1 e maior grau de fibrose nos portadores de genótipo 3.

DESCRITORES:
Hepatite C crônica; Epidemiologia; Resposta viral sustentada

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br