Acessibilidade / Reportar erro

Características e desfechos clínicos de pacientes com COVID-19 grave e cirrose ou transplante de fígado em um centro quaternário brasileiro

RESUMO

Contexto:

Associações específicas entre cirrose hepática ou transplante de fígado e piores desfechos na COVID-19 ainda não estão completamente claras.

Objetivo:

Nosso objetivo foi avaliar as características e desfechos clínicos de pacientes com COVID-19 grave e cirrose ou transplante de fígado em São Paulo, Brasil.

Métodos:

Foi realizado um estudo observacional retrospectivo em um hospital quaternário. Foram selecionados pacientes com COVID-19 e cirrose hepática ou transplante de fígado. As características clínicas e demográficas, bem como os desfechos, foram avaliados por meio de prontuários eletrônicos.

Resultados:

Um total de 46 pacientes com COVID-19 e problemas hepáticos foram incluídos no estudo. Pacientes com cirrose hepática tiveram significativamente mais intubação endotraqueal e maior risco relativo de morte do que pacientes transplantados. Pacientes com pontuações MELD-Na mais altas apresentaram taxas de mortalidade aumentadas e menor probabilidade e tempo de sobrevivência.

Conclusão:

Pacientes com cirrose hepática, especialmente aqueles com escores MELD-Na mais elevados, tiveram piores desfechos na COVID-19. Os pacientes com transplante hepáticos não parecem estar associados a piores desfechos da COVID-19.

Palavras-chave:
COVID-19; pandemias; cirrose hepática; transplante de fígado; pesquisa de resultados

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br