Acessibilidade / Reportar erro

Severidade dos sintomas da síndrome do intestino irritável e consumo de FODMAPs em estudantes universitários

RESUMO

CONTEXTO:

Os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), como diarreia, “inchaço” e dor abdominal, podem reduzir a produtividade e a capacidade de aprendizagem do estudante universitário. Um dos possíveis tratamentos para a SII é a exclusão temporária de alimentos que possuem alto teor de carboidratos fermentáveis de cadeia curta, os fermentáveis, oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis (FODMAPs).

OBJETIVO:

Este estudo teve como objetivo avaliar a ingestão de alimentos ricos em FODMAPs por estudantes universitários, buscando possíveis associações com a gravidade dos sintomas da SII.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo transversal, com alunos de graduação de uma Universidade privada da cidade de São Paulo, Brasil, com idades entre 19 e 46 anos, matriculados em diferentes cursos e estágios. Os alunos foram convidados a participar e aqueles que deram seu consentimento formal foram incluídos nesta pesquisa. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e de estilo de vida, além da Gastrointestinal Symptom Rating Scale - GSRS. Os alunos também responderam a um pequeno Questionário de Frequência Alimentar, desenvolvido para investigar o consumo habitual de FODMAPs na população adulta brasileira. A análise de correlação de Spearman entre os escores GSRS do aluno e a frequência do consumo de alimentos ricos em FODMAPS foi realizada no SPSS v.21.

RESULTADOS:

Foram entrevistados 56 alunos, com média de idade de 21,4 anos (DP=4,41) e predomínio do sexo feminino (76,8%). Os resultados do GSRS mostraram que 58,9% dos alunos sentiram desconforto abdominal mínimo a moderado e 14,3% tiveram dor abdominal moderadamente intensa a muito intensa durante a semana anterior à entrevista. Além das dores abdominais, os sintomas gastrointestinais mais referidos pelos estudantes foram flatulência (98,2%), roncos estomacais (89,3%) e eructações (85,7%). Maior gravidade dos sintomas foi observada em mulheres (P=0,004) e estudantes sedentários (P=0,003). Em relação ao consumo de FODMAPs, a ingestão de mel (P=0,04), chocolate (P=0,03) e creme de leite (P=0,001) se correlacionou positivamente com a maior gravidade dos sintomas.

CONCLUSÃO:

Embora o diagnóstico clínico seja necessário para o estabelecimento da presença da SII, 73,2% dos alunos apresentaram dor abdominal mínima a muito intensa na semana anterior ao estudo. Estudantes do sexo feminino e sedentários apresentaram maior gravidade dos sintomas gastrointestinais. Uma dieta pobre em FODMAP, bem orientada, poderia trazer algum alívio destes sintomas a estes universitários.

Palavras-chave:
FODMAPs; síndrome do intestino irritável; sintomas gastrointestinais

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br