Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos fatores de risco e complicações pós-operatórias em pacientes portadores de doença de Crohn

RESUMO

CONTEXTO:

O índice de complicações pós-operatórias é maior em pacientes com doença de Crohn do que em outras cirurgias abdominais decorrentes de outras afecções benignas. A prevenção e o manejo de tais complicações constituem importante fator no tratamento desses pacientes.

OBJETIVO:

Os objetivos deste trabalho são analisar a taxa de complicações pós-operatórias e os principais fatores de risco em pacientes portadores de doença de Crohn.

MÉTODOS:

Estudo descritivo e retrospectivo, baseado na análise dos prontuários dos pacientes com doença de Crohn submetidos a ressecções ileais e/ou colônicas, analisando as principais complicações cirúrgicas e os principais fatores de risco relacionados as mesmas.

RESULTADOS:

Foram analisados 44 procedimentos cirúrgicos em 37 pacientes. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (56,7%). Complicações pós-operatórias foram observadas em 18 (40,9%) cirurgias. A duração da doença (P=0,04), o comportamento penetrante (P=0,013), o tempo entre o diagnóstico e a primeira cirurgia (P=0,04), a desnutrição com baixo índice de massa corpórea (IMC), o tempo de duração da cirurgia (P=0,016), e o tamanho do espécime retirado (P=0,014) estiveram associados a maiores taxas de complicações. O uso de fármacos bloqueadores do fator de necrose tumoral até oito semanas antes da cirurgia não foi significativamente associado a maiores taxas de complicações ou a maior necessidade de reoperação.

CONCLUSÃO:

A taxa de complicações observadas neste trabalho é semelhante aos dados da literatura. A duração da doença, o comportamento penetrante, o tamanho do espécime retirado, o tempo de duração da cirurgia e o IMC são importantes fatores de risco para complicações peri-operatórias em doença de Crohn.

DESCRITORES:
Prevenção secundária; Fatores de risco; Procedimentos cirúrgicos do sistema digestório; Complicações pós-operatórias; Doença inflamatórias intestinais

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br