Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia de um novo esquema vacinal contra hepatite B em pacientes submetidos a transplante de fígado

RESUMO

CONTEXTO:

O transplante de fígado, apesar de ser um procedimento de elevado risco, está consolidado como recurso terapêutico para cura e melhoria da qualidade de vida de indivíduos acometidos por doenças. A prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B através da vacinação tem sido a medida mais efetiva para reduzir complicações, diminuindo o número de pessoas com hepatite crônica pelo vírus da hepatite B e eliminando a transmissão.

OBJETIVO:

1. Analisar as evidências na literatura sobre os diferentes esquemas utilizados para a vacina contra a hepatite B em pacientes submetidos a transplante de fígado. 2. Sugerir possíveis esquemas de vacinação contra hepatite B para pacientes com cirrose hepática, sem documentação comprovatória anterior, em relação à classificação de Child-Turcotte Pugh, segundo evidências encontradas na literatura.

MÉTODOS:

Revisão sistemática da literatura, realizada nas bases de dados MedLine, PubMed e Lilacs, no período de setembro/2017 a janeiro/2018, com as seguintes palavras chaves: “Liver Transplantation, “Immunization Schedule”, “Hepatitis B Vaccines”. Para análise dos artigos foi utilizado um quadro sinóptico especialmente construído para esse fim e a apresentação dos resultados e discussão foi feita de forma descritiva.

RESULTADOS:

Foram incluídos 24 estudos, sendo oito com esquemas vacinais acelerados, 13 com esquemas convencionais e três com esquemas super acelerado. Quanto ao período da vacinação, 21 estudos foram realizados com pacientes no período pré-transplante, um em pacientes transplantados e um com um grupo pré e um grupo pós transplante. Os artigos encontrados sugerem que independente do esquema vacinal escolhido, as taxas de soroconversão tendem a ser menores conforme o avançar da doença hepática, em relação à população saudável.

CONCLUSÃO:

Os estudos não encontraram superioridade de soroconversão entre os diferentes esquemas de vacinação (convencional e não convencional). Entretanto, sabendo da vulnerabilidade que os candidatos a transplante de fígado estão expostos, os resultados demonstram que o esquema de vacinação superacelerado pode ser indicado para este grupo de pacientes, e que os resultados sorológicos são mais elevados quando o esquema de vacinação é completado no período pré-transplante.

DESCRITORES:
Vacinas contra hepatite B; Transplante de fígado; Esquemas de imunização

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br