Acessibilidade / Reportar erro

Ressecção da mucosa endoscópica sob imersão d’água para lesões colorretais não pediculadas. Um estudo prospectivo de braço único

RESUMO

CONTEXTO:

A ressecção endoscópica da mucosa sob imersão d’água (REMS) surgiu como um método revolucionário que permite a ressecção de lesões colorretais sem injeção submucosa. A literatura brasileira sobre essa técnica é escassa.

OBJETIVO:

A finalidade deste estudo foi avaliar a eficácia e segurança da técnica REMS na remoção de lesões colorretais não pediculadas em dois centros terciários brasileiros.

MÉTODOS:

Este estudo prospectivo foi realizado entre junho de 2016 e maio de 2017. As lesões sem tentativa de ressecção prévia, não pediculadas e sem sinais de invasão submucosa foram ressecadas pela técnica REMS.

RESULTADOS:

Um total de 55 pacientes com 65 lesões foram incluídos. Todas as lesões, exceto uma, foram removidas com sucesso e completamente por REMS (taxa de sucesso de 98,5%). Durante a REMS, foram observados dois casos de sangramento (3,0%). Uma paciente apresentou dor abdominal no dia seguinte à ressecção sem pneumoperitônio. Não houve perfuração ou sangramento tardio.

CONCLUSÃO:

Este estudo apoia os dados existentes, indicando taxas aceitáveis de sucesso técnico e baixa incidência de eventos adversos com a REMS. Os resultados deste estudo brasileiro foram consistentes com estudos internacionais prévios.

DESCRITORES:
Pólipos intestinais; Neoplasias colorretais; Ressecção endoscópica de mucosa; Imersão; Estudos prospectivos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br