Acessibilidade / Reportar erro

Propriedade psicométrica da escala de severidade de fadiga e correlação com depressão e qualidade de vida em cirróticos

RESUMO

CONTEXTO:

A fadiga é uma queixa comum em pacientes cirróticos e pode ser considerada um sintoma debilitante com impacto negativo na qualidade de vida. A investigação sobre a sua etiologia e tratamento tem sido dificultada pela falta de medidas relevantes e reprodutíveis da fadiga.

OBJETIVO:

Avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Gravidade da Fadiga (FSS) em pacientes cirróticos e correlacionar com sintomatologia depressiva e qualidade de vida.

MÉTODOS:

Estudo transversal com amostra de conveniência de 106 pacientes cirróticos, com idade entre 18 e 70 anos, ambos os sexos, alfabetizados, pré e pós-transplante hepático em acompanhamento ambulatorial. Foram avaliados: consistência interna, reprodutibilidade, validade discriminante, validade de critério, validade de construto, critério de responsividade, sintomatologia depressiva e qualidade de vida através de questionários, entre janeiro e outubro de 2015.

RESULTADOS:

A média de idade foi 54,75±9,9 anos, 65,1% do sexo masculino e 32,1% da amostra apresentava cirrose pelo vírus da hepatite C. O escore médio no FSS foi de 4,74±1,64. O alfa de Cronbach foi de 0,93, e o coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,905 (IC 95%: 0,813-0,952). Para validade discriminante, o FSS diferenciou escores de grupos distintos (P=0,009) e apresentou correlação com a Escala de Impacto de Fadiga Modificada (r=0,606, P=0,002). O FSS se correlacionou significativamente e positivamente com sintomatologia depressiva e, negativamente com os domínios SF-36 para a validade de construto. Para responsividade, não foram observadas alterações significativas nos escores de fadiga nos períodos de transplante pré e pós-fígado (P=0,327).

CONCLUSÃO:

O FSS mostrou bom desempenho psicométrico na avaliação da fadiga em pacientes com cirrose. A fadiga apresentou forte correlação com sintomatologia depressiva e qualidade de vida.

DESCRITORES:
Psicometria; Escalas; Fadiga; Depressão; Qualidade de vida; Transplante de fígado

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br