Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da manipulação visceral em crianças com constipação crônica funcional refratária: um ensaio clínico randomizado controlado

RESUMO

Contexto:

A constipação funcional (CF) é um problema comum de alta prevalência global em crianças.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da manipulação visceral (MV) em crianças com CF crônica intratável, não responsiva ao tratamento padrão.

Métodos:

Este estudo foi conduzido como um ensaio clínico randomizado, controlado e cego. Cinquenta e duas crianças com CF crônica refratária, não responsivas ao tratamento médico padrão, foram randomicamente alocadas em dois grupos de 26 controle (cuidados médicos padrão (CMP)) e 26 intervenção (CMP com MV) por 4 semanas. Dor abdominal, defecação dolorosa, consistência das fezes, frequência de defecação e dose de laxante oral foram avaliadas antes e após o período de tratamento usando a Escala de Avaliação da Dor, Escala de Forma das Fezes de Bristol e relato do paciente/pais.

Resultados:

No final do tratamento, exceto pela dose de laxante oral no grupo controle, todos os resultados mostraram uma diferença significativa em ambos os grupos (P<0,05). A dose de laxante oral no grupo de intervenção diminuiu significativamente (P<0,05), entretanto, nenhuma mudança significativa foi observada no grupo controle (P>0,05). Na comparação do grupo de intervenção, diferenças estatisticamente significativas foram encontradas em todas as variáveis, exceto na Escala de Forma das Fezes de Bristol (P<0,05). A Escala de Forma das Fezes de Bristol após os tratamentos não foi diferente quando os grupos foram comparados (P=0,32), mas o número de indivíduos com consistência fecal normal aumentou significativamente no grupo de intervenção em comparação com o grupo controle (P<0,05).

Conclusão:

A MV pode ser considerada como um possível tratamento sem efeitos colaterais além dos CMP para o manejo da CF crônica. Mais estudos são necessários para investigar o efeito de longo prazo da MV.

Palavras-chave:
Constipação; constipação funcional; fisioterapia; osteopatia; manipulação visceral

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br