Acessibilidade / Reportar erro

Dieta normocalórica e pobre em fibras, para preparo de colonoscopia, é melhor aceita e não inferior que uma dieta líquida hipocalórica: ensaio randomizado controlado

RESUMO

Contexto:

Diversas publicações têm evidenciado uma maior aceitação de dietas menos restritivas para preparo de colonoscopia, sem prejuízo na sua qualidade, quando comparadas com a dieta de líquidos claros.

Objetivo:

Avaliar a qualidade, tolerância e preferência do preparo para colonoscopia de uma dieta líquida hipocalórica, quando comparada com uma dieta normocalórica, ambas pobres em fibras.

Métodos:

Trata-se de um estudo randomizado, controlado, observador “cego”, para comparar duas dietas de preparo para colonoscopia (dieta líquida hipocalórica e dieta normocalórica, ambas pobres em fibras). Foi utilizada a escala de Boston para avaliar a qualidade do preparo, sendo considerado adequado BBPS ≥6 na avaliação global e ≥2 em cada segmento. Foram prescritos o mesmo laxativo e o regime “dose fracionada” para ambos os grupos.

Resultados:

Foram incluídos 136 indivíduos em cada grupo. O preparo adequado foi alcançado em 90,4% dos indivíduos alocados no grupo da dieta líquida e 92,6% da normocalorica. Não houve diferença significativa na qualidade do preparo e na tolerância entre ambas as dietas. Observou-se maior aceitação de repetir o procedimento se necessário, no grupo da dieta normocalórica quando comparado ao da dieta líquida (P=0,005).

Conclusão:

A dieta normocalórica não é inferior que à líquida na qualidade do preparo para colonoscopia, ambas apresentam tolerância similar, porém com maior aceitação da dieta normocalórica quando comparada à líquida.

Palavras-chave:
Colonoscopia; dieta; laxativos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br