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Ballet Clássico e Teoria Winnicottiana: Aprendizagem da Dança Clássica e Amadurecimento Emocional em Winnicott

Classical ballet and Winnicottian Theory: learning classical dance and emotional maturation in Winnicott.

Resumo:

Objetivou-se criar um diálogo entre a teoria do amadurecimento emocional de Winnicott e a dança clássica (ballet) com o intuito de aproximar os conceitos winnicottianos de integração, personalização e realização aos degraus trilhados na educação artística clássica de bailarinas(os). Partiu-se de um estudo qualitativo, embasado na psicanálise, empreendido por meio de entrevistas com dezesseis professores de ballet clássico com formação mista. Produziu-se uma interseção entre os dois campos de saber, de um lado, o desenvolvimento do self no caminho da dependência à independência e, do outro, a experiência das bailarinas na dinâmica maturacional técnica e artística exigida no ballet.

Palavras-chave:
dança clássica; criatividade; teoria winnicott; amadurecimento emocional

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