Acessibilidade / Reportar erro

RESPOSTAS SOROLÓGICAS DE BOVINOS À VACINA EXPERIMENTAL CONTRA COLIBACILOSE E SALMONELOSE* * Part of PhG thesis, presented in 2002, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Campus de Jaboticabal- UNESP.

SEROLOGICAL RESPONSES OF BOVINE TO EXPERIMENTAL VACCINES AGAINST BOVINE COLIBACILOSE AND SALMONELOSE

RESUMO

Foi avaliada a resposta imune de uma vacina experimental em 46 vacas prenhes, em final de gestação, cerca de 6 semanas antes do parto. Estimulados por uma ou duas doses, de vacina mista anti-Escherichia coli e Salmonella Dublin (VES) ora sem adjuvante, ora em veículo aquoso, ora em veículo oleoso. O título de anticorpos anti-K99+ de Escherichia coli, anti-H (AHS) e anti-O (AOS) de Salmonella Dublin, foi determinado pelo método de soroaglutinação em tubos, em amostras de soro colhidas na pré-vacinação, aos 21 dias, 42 dias e pós-parto, após início das vacinações; dos bezerros na 1a, 2a, 4a semana, ou até se verificar a ausência de título; e colostro após parto. Para as aglutininas anti-K 99 da Escherichia coli, após a vacinação com VES o título geométrico médio (TGM) apresentou uma taxa média de aumento de 283%, na 1a dose, e 320% na 2a dose. Para as aglutininas anti-H da Salmonela Dublin, após a vacinação com VES o TGM apresentou uma taxa média de aumento de 260%, na 1a dose, e 348% na 2a dose. Para as aglutininas anti-O da Salmonella Dublin, após a vacinação com VES o TGM apresentou uma taxa média de aumento de 59,2%, na 1a dose, e 259% na 2a dose. A vacina mista VES, independentemente da presença ou do tipo de adjuvante, induziu a produção de aglutininas nas vacas vacinadas, que foram transferidas para os bezerros através do colostro. A vacina em veículo aquoso ou oleoso, aplicada com dose de reforço, mostrou ser mais eficiente no controle da colibacilose e salmonelose bovina.

PALAVRAS-CHAVE:
Vacinação; diarréia bovina; Escherichia coli; Salmonella Dublin.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br