Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DE LINHAGENS DE FEIJÃO PORTADORAS DE VARIANTES DA PROTEÍNA ARCELINA IRRADIADAS SOBRE A REPRODUÇÃO DE ACANTHOSCELIDES OBTECTUS (SAY) (COLEOPTERA: BRUCHIDAE)

INFLUENCE OF BEANS LINES CARRIED OF ARCELIN PROTEIN IRRADIATED ABOUT THE REPRODUCTION OF Acanthoscelides obtectus (SAY) (COLEOPTERA: BRUCHIDAE)

RESUMO

Verificou-se os possíveis níveis de resistência de linhagens de feijão (Phaseolus vulgaris L.) portadoras de variantes da proteína arcelina, em relação a oviposição do caruncho Acanthoscelides obtectus (Say) (Coleoptera: Bruchidae), através de testes de confinamento. As seguintes linhagens de feijão foram utilizadas: Arcelina-1, Arcelina-2, Arcelina-3 e Arcelina-4, submetidas à quatro doses de radiação gama do Cobalto-60: 0 (testemunha); 0,5; 1,0 e 2,0 kGy, com cinco repetições para cada tratamento. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que: não houve interferência da irradiação das sementes de feijão na oviposição e emergência das progênies do caruncho, e; as linhagens Arcelina3 e Arcelina-2, obtiveram a menor oviposição e taxa de emergência de insetos respectivamente, e diferiram estatisticamente da Arcelina-1, que foi a mais ovipositada e com o maior número de insetos emergidos, sugerindo uma possível resistência da Arcelina-2 e 3 em relação à este caruncho.

PALAVRAS-CHAVE:
Insecta; Phaseolus vulgaris L.; Acanthosceliodes obtectus; resistência; radiação.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br