Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE APLICAÇÕES DE PESTICIDAS SOBRE A BIOMASSA E A RESPIRAÇÃO DE MICRORGANISMOS DE SOLOS* * Parcialmente financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA - RC BRA 8078) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP 95/04360-1)

EFFECT OF PESTICIDE APPLICATIONS ON SOIL BIOMASS AND MICROBIAL RESPIRATION

RESUMO

Os efeitos de pesticidas sobre a microflora do solo foram estudados em solos que receberam tratamentos com pesticidas recomendados para o plantio de algodão. Estudou-se a biomassa e a respiração dos microrganismos dos solos através dos métodos de respiração induzida por glicose (SIR) e a técnica de inibidores seletivos (SI). Verificou-se que os pesticidas estimularam, mas também inibiram, o aumento da biomassa microbiana, dependendo do tipo de solo. A população bacteriana foi diminuída pelos pesticidas mas mesmo assim, a respiração de bactérias prevaleceu sobre a de fungos. Detectou-se também variações das taxas de respiração nas diferentes épocas do ano, independentemente da aplicação de pesticidas. Os resultados indicaram, no entanto, que os efeitos dos pesticidas foram apenas temporários.

PALAVRAS-CHAVE:
Bioatividade; respiração induzida; inibidores seletivos; pesticidas.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br