Accessibility / Report Error

SELEÇÃO DE ISOLADOS DE BACILLUS THURINGIENSIS PATOGÊNICOS PARA SPODOPTERA FRUGIPERDA (J.E. SMITH) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)

RESUMO

Para verificar a suscetibilidade de Spodoptera frugiperda, a mais importante praga do milho, a Bacillus thuringiensis (Bt), foi conduzido este estudo com 58 isolados pertencentes ao Centro de Pesquisas sobre Bacillus Entomopatogênicos do Instituto Pasteur, França. Para cada isolado, foram testadas 20 lagartas de segundo ínstar, individualizadas em placas contendo dieta artificial e 3 x 107 celulas, deste entomopatógeno. Para o isolado mais patogênico foi determinada a CL50. Para tanto, foram utilizadas 6 concentrações e a testemunha, em três repetições, totalizando 1.050 insetos. A mortalidade, em ambos os casos, foi avaliada até 7 dias após a inoculação dos isolados. Bt morrisoni foi o mais patogênico com 80% de mortalidade, sendo que sete isolados causaram mortalidades entre 40 e 15% e três isolados abaixo de 15%. Os demais isolados não se mostraram ativos para este inseto praga. Nos ensaios de virulência, o isolado Bt morrisoni mostrou uma CL50 de 8,6 x 106 celulas/mL.

PALAVRAS-CHAVE:
Controle biológico; entomopatógeno; lagarta-do-cartucho; manejo integrado de pragas.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br