Acessibilidade / Reportar erro

MANEJO SANITÁRIO PARA O CONTROLE DE DOENÇAS DA REPRODUÇÃO EM UM SISTEMA LEITEIRO DE PRODUÇÃO SEMI-INTENSIVO** ** Financiamento: Projeto SIGA/SAA no. 6.1998019-00.

SANITARY MANAGEMENT FOR THE CONTROL OF REPRODUCTIVE DISEASES IN A SEMIINTENSIVE DAIRY PRODUCTION SYSTEM

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo avaliar um modelo de manejo sanitário integrado para o controle e erradicação de doenças infecciosas que afetam a reprodução, como a Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR), Diarréia Viral Bovina (BVD), Brucelose e Leptospirose em um rebanho bovino leiteiro tipo B, submetido a manejo semi-intensivo. A Tuberculose, por ser zoonose, também foi controlada. Em seis anos de uma sistemática aplicação de medidas sanitárias visando a biosseguridade, como o controle de trânsito de bovinos, inseminação artificial com sêmen livre de patógenos e exames sanitários periódicos dos animais, nenhum caso de IBR, BVD, Brucelose e Tuberculose foi detectado. Porém, apesar do tratamento com dihidroestreptomicina, a incidência de Leptospirose aumentou.

PALAVRAS-CHAVE:
Controle de doenças; biosseguridade; bovinos de leite.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br