Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE AMOSTRAS DE BURKHOLDERIA MALLEI ISOLADAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL.

RESUMO

Neste estudo foram isoladas e caracterizadas bioquimicamente sete amostras de Burkholderia mallei de secreção de nódulos cutâneos fechados de eqüinos e asininos naturalmente infectados pela B. mallei procedentes do Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. As amostras de B. mallei foram submetidas a provas bioquímicas de classificação e posteriormente a vários testes de sensibilidade in vitro a diferentes drogas antimicrobianas. Foi observada variação no bioquimismo entre as amostras, principlamente no que se refere a fermentação dos carboidratos. Também se observou maior sensibilidade in vitro ao clorofenicol, doxaciclina, enrofloxacina, florfenicol, gentamicina, netilmicina, nitrofurantoína, oxalinato, sulfa+trimetoprim e tetraciclina. Apesar da sensibilidade observada para alguns antimicrobianos, o tratamento dos animais contaminados não é indicado pela possibilidade de que estes se tornem portadores e mantenedores da bactéria no ambiente.

PALAVRAS-CHAVE
Mormo; Burkholderia mallei ; eqüinos; antimicrobianos; sensibilidade

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br