Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DA ÁGUA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS COMO FATOR DE RISCO À QUALIDADE DO LEITE E À SAÚDE DA GLÂNDULA MAMÁRIA* * Trabalho financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP.

WATER QUALITY IN DAIRIES AS A RISK FACTOR TO MILK QUALITY AND HEALTH OF MAMMARY GLAND

RESUMO

Com os objetivos de avaliar o risco que a qualidade da água utilizada na produção de leite pode representar para a qualidade do produto e para a saúde da glândula mamária foram analisadas amostras de água das fontes de abastecimento, saída do reservatório e do estábulo em 30 propriedades leiteiras. Verificou-se que 90,0% das amostras das fontes 86,7% dos reservatórios e 96,7% dos estábulos encontravam-se fora dos padrões microbiológicos de potabilidade. Os resultados mostraram o isolamento de Staphylococcus spp. em 80,0%, 63,3% e 66,7% das amostras de água das fontes, reservatórios e estábulo, respectivamente. Foram isolados Staphylococcus aureus nas amostras de água dos 3 pontos amostrados sendo que 100% das amostras isoladas da água utilizada no estábulo foram capazes de produzir enterotoxinas. Os resultados obtidos mostraram que a água utilizada em propriedades leiteiras pode representar risco a qualidade do leite e à saúde da glândula mamaria.

PALAVRAS-CHAVE:
Água; produção de leite; estafilococos; enterotoxina.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br