Acessibilidade / Reportar erro

OCORRÊNCIA DE PARASITISMO EM LARVAS DE LIOGENYS SUTURALIS BLANCHARD, 1851 (COLEOPTERA: MELOLONTHIDAE) POR PTILODEXIA BRAUER & BERGENSTAMM, 1889 (DIPTERA: TACHINIDAE)* * Ação de pesquisa financiada pela FUNDECT.

PARASITISM IN LIOGENYS SUTURALIS BLANCHARD, 1851 (COLEOPTERA: MELOLONTHIDAE) LARVAE BY PTILODEXIA (DIPTERA: TACHINIDAE)

RESUMO

O coró-do-milho, Liogenys suturalis, tem sido observado atacando lavouras de milho, trigo e aveia no Estado de Mato Grosso do Sul. Esta praga consome as raízes das plantas prejudicando sua capacidade de absorção de água e nutrientes e, consequentemente, o seu potencial produtivo. Vários organismos podem atuar como inimigos naturais dos insetos que são tipicamente subterrâneos ou que passam uma fase do seu desenvolvimento no solo. O objetivo deste trabalho foi registrar a ocorrência e a porcentagem de parasitismo em larvas de L. suturalis coletadas em três municípios da região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi constatada a ocorrência de parasitoides dípteros (Tachinidae) do gênero Ptilodexia Brauer and Bergenstamm, 1889 em todos os municípios onde as coletas foram realizadas. A maior porcentagem de parasitismo foi observada em Laguna Carapã (22,5%), seguida por Caarapó (15,9%) e Ponta Porã (0,8%).

PALAVRAS-CHAVE
Insecta; coró-do-milho; controle biológico; parasitoide

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br