Acessibilidade / Reportar erro

RESISTÊNCIA DE VARIEDADES COMERCIAIS DE BATATA À TRANSMISSÃO DO POTATO Y VIRUS PELO VETOR MYZUS PERSICAE* * Parte do trabalho de Doutorado do 1º. Autor, realizado com bolsa SWE do CNPq (Brasil) no CCMA/CSIC (Madrid/ España), no âmbito do Convênio de Cooperação Internacional CNPq/CSIC (Proc. No. 690032/02-1).

RESISTANCE OF COMMERCIAL VARIETIES OF POTATO TO THE TRANSMISSION OF POTATO Y VIRUS BY THE VECTOR MYZUS PERSICAE.

RESUMO

Na cultura de batata (Solanum tuberosum L.), os afídeos destacam-se pela transmissão de muitos vírus sendo de fundamental importância o estudo da interação planta-vírus-vetor para se estabelecer medidas adequadas de manejo. O presente trabalho teve como objetivo estudar a transmissão de estirpes de Potato Y virus (PVY) por Myzus persicae (Sulzer) em cinco cultivares de batata, Ágata, Jaette Bintje, Mondial, Monalisa (Brasil) e Santè (Dinamarca) e caracterizar a sua resistência à transmissão. Em um teste preliminar com um cultivar suscetível (Desirée), M. persicae mostrou ser mais eficiente que Aphis gossypii Glover na transmissão dessas estirpes. As estirpes PVYO, PVYN e PVYNTN foram transmitidas por M. persicae com taxas variáveis de eficiência dependendo do cultivar de batata, indicando diferentes níveis de resistência entre os cultivares testados. O cultivar Santè foi resistente a todas as estirpes, enquanto que os demais foram suscetíveis ou apresentaram apenas resistência moderada à transmissão.

PALAVRAS-CHAVE:
Potato Y vírus; Myzus persicae; batata; cultivares; resistência.

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br