Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDOS TOXICOLÓGICOS DO OXICLORETO DE COBRE PARA TILÁPIA VERMELHA (OREOCHROMIS SP.)

TOXICOLOGICAL STUDIES OF COPPER OXYCHLORIDE FOR THE RED TILAPIA (OREOCHROMIS SP.)

RESUMO

O presente estudo foi conduzido com o objetivo de determinar a toxicidade aguda, o risco de intoxicação devido à contaminação ambiental pelo fungicida oxicloreto de cobre e a bioconcentração do cátion Cu +2 na tilápia vermelha (Oreochromis sp.). No teste de toxicidade aguda, os alevinos de tilápia com aproximadamente dois meses de idade foram expostos à concentrações crescentes do fungicida oxicloreto de cobre por 96 horas. Os riscos de intoxicação foram determinados através da comparação entre a CL50 -96 horas calculada e a Concentração Ambiental Estimada (CAE) do fungicida. No teste de bioconcentração, os peixes foram expostos às concentrações de 0,02 e 0,0769 mg/L do cátion cobre (Cu +2 ) por 192 horas e em seguida transferidos para água livre de cobre por 144 horas visando a observação da capacidade de depuração deste metal pelos animais. A CL50 obtida foi de 129,21 mg de oxicloreto de cobre/L, correspondendo a 76,91mg de cobre metálico/L. No teste de bioconcentração observou-se o acúmulo de cobre em ambas as concentrações testadas, porém o metal só foi totalmente eliminado pelos peixes expostos a menor concentração (0,02mg/L). Os riscos de intoxicação devido à contaminação ambiental para a tilápia vermelha foram considerados baixos nas condições estudas.

PALAVRAS-CHAVE:
Tilápia vermelha; Oreochromis sp.; toxicidade aguda; oxicloreto de cobre; bioconcentração; Concentração Ambiental Estimada (CAE).

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br