INTRODUÇÃO: A audição envolve muito mais do que apenas a sensibilidade periférica. Para a interpretação dos sons é necessária a participação de uma série de habilidades auditivas. Sabe-se do importante papel de um ambiente estimulador para o desenvolvimento destas habilidades. OBJETIVO: estudar as habilidades auditivas avaliadas pelo Teste Dicótico de Dissílabos Alternados - SSW - em escolares de 7 a 10 anos, de diferentes níveis socioeconômico-culturais. MÉTODO: Estudo prospectivo, clínico e observacional. Participaram 51 crianças divididos em dois grupos de acordo com o nível socioeconômico-cultural. Assim, o Grupo 1 - G1 - (classe média-alta) ficou constituído por 23 crianças e o Grupo 2 - G2 - (classe média-baixa) por 28. Realizou-se a aplicação do teste SSW, sendo analisados os aspectos quantitativos: condições direita competitiva (DC) e esquerda competitiva (EC) e o total de acertos do teste, e os aspectos qualitativos: efeito de ordem (EO), efeito auditivo (EA), inversões e padrão Tipo A. RESULTADOS: Aspectos quantitativos: houve diferença estatisticamente significante entre os grupos estudados para o total de acertos do teste, mas para as condições DC e EC, não. Aspectos qualitativos: verificada diferença estatisticamente significante apenas para o EO. Embora a análise estatística não tenha verificado diferença significante para todas as variáveis estudadas, foi possível observar que em todas elas, o G1 apresentou resultados superiores. CONCLUSÃO: as habilidades auditivas avaliadas pelo teste SSW, em escolares de 7 a 10 anos, apresentaram escores superiores nas crianças de nível socioeconômico-cultural médio-alto em relação às de nível médio-baixo.
audição; fatores socioeconômicos; criança