Acessibilidade / Reportar erro

Coerência temporal de variáveis físicas, químicas e biológicas em quatro lagos tropicais (Minas Gerais, Brasil)

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar a presença de coerência temporal de variáveis limnológicas e pares de lagos para quatro lagos tropicais da região do Parque Estadual do Rio Doce, utilizando dados mensais do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) entre os anos de 2004 a 2009.

Metodologia

Dados de sub-superfície (0,5 metro) das lagoas Carioca, Dom Helvécio, Gambazinho e Jacaré foram utilizados nas análises. Nós estimamos a coerência temporal a partir da criação de séries temporais para cada uma das variáveis. Por meio dessas séries, foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson entre todos os pares de lagos (N=6) e realizado a média. Nós também analisamos a correlação entre a coerência temporal encontrada para os diferentes pares de lagos e dois preditores de padrões espaciais: proximidade e exposição a fatores climáticos. A proximidade espacial dos pares de lagos foi calculada em quilômetros e a exposição a fatores climáticos foi estimada utilizando duas métricas: área superficial e área superficial / profundidade média.

Resultados

Os maiores níveis de coerência temporal foram registrados para temperatura da água (0,97), pH (0,78) e carbono orgânico dissolvido (COD) (0,74). Já os menores níveis foram verificados para clorofila-a (0,25) e riqueza fitoplanctônica (-0,02). A coerência temporal média foi de 0,58. Diferente de outros estudos, não foi encontrado uma correlação significativa entre as sincronicidades dos pares de lagos e as diferenças de suas exposições a fatores climáticos. Além disso, nenhuma relação foi encontrada com a proximidade espacial.

Conclusões

Nossos resultados demonstram a existência de coerência temporal em lagos tropicais a níveis compatíveis com aquelas encontradas em regiões temperadas. Nosso trabalho contribui para o conhecimento de como a sincronicidade funciona em diferentes conjuntos de lagos e regiões climáticas.

Palavras-chave:
sincronicidade; coerência temporal; heterogeneidade espacial; lagos tropicais


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com