Acessibilidade / Reportar erro

Influência do ciclo hidrológico sobre a abundância de desmídias em uma lagoa rasa de planície de inundação do semiárido brasileiro

Resumo

Objetivo

O conhecimento das características hidrológicas é essencial para a compreensão dos processos ecológicos nas planícies de inundação, o que pode subsidiar um gerenciamento sustentável. Nós avaliamos as variações ambientais em uma lagoa rasa de planície de inundação, localizada na Chapada Diamantina, Andaraí, Bahia. Nosso objetivo foi identificar as fases do ciclo hidrológico e sua influência na densidade de desmídias, um grupo de algas conhecido por seu potencial como bioindicador de mudanças tróficas.

Métodos

Amostragens bimestrais foram realizadas em quatro pontos da lagoa. Foram determinadas as variáveis abióticas (temperatura, condutividade, pH, transparência, profundidade, oxigênio dissolvido, concentração de nutrientes totais e dissolvidos) e bióticas (cobertura de macrófitas, clorofila-a do fitoplâncton e densidade de desmídias). O Índice de Estado Trófico (IET) foi calculado com base na clorofila-a do fitoplâncton e concentração de fósforo total.

Resultados

A lagoa foi caracterizada por águas bem oxigenadas, levemente ácidas e com baixa condutividade elétrica. De acordo com o IET, a lagoa variou de mesotrófica a hipereutrófica durante o período de estudo. Os meses mais secos (agosto e outubro) foram marcados pela elevada transparência, baixa profundidade, concentração de nitrogênio e cobertura de macrófitas. O maior valor de precipitação acumulada foi registrado em dezembro, quando houve um aumento da profundidade e a diminuição da condutividade elétrica e concentração de PT. Evidenciou-se ocorrência de duas fases limnológicas, as quais foram determinadas pela profundidade e concentração de nutrientes. A maior abundância de desmídias ocorreu no final da época chuvosa, quando a disponibilidade de nutrientes e pH eram elevados e a profundidade reduzida.

Conclusões

Nossos resultados sugerem que o pulso hidrológico foi o fator determinante da condição limnológica e que, juntamente com as características morfológicas das macrófitas, tenha influenciado na abundância e distribuição das desmídias em uma lagoa de planície de inundação no semiárido.

Palavras-chave:
caatinga; fases do ciclo hidrológico; pulso de inundação; desmídias perifíticas

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com