Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da atividade de mineração na qualidade da água de três lagos artificiais da bacia do rio Morozini (Treviso, Estado de Santa Catarina, Brasil)

OBJETIVO: Avaliar a qualidade da água de três lagos presentes em uma área abandonada de mineração de carvão. MÉTODOS: Foram amostrados em perfil três lagos presentes na bacia de drenagem do rio Morozini (Treviso, Santa Catarina, Brasil), com coletas em duas épocas do ano (fevereiro - verão e julho - inverno). RESULTADOS: De maneira geral, os três lagos estudados apresentaram elevadas concentrações de SO4-2, Mg, Fe, Al, Ca, Ba, Si, Zn, Ni, Na, K, Sr, B, Cd, Cr, Pb e Cu. CONCLUSÕES: Esta pesquisa sugere que a atividade de mineração e a prática de disposição de rejeitos adotada pelas companhias de mineração afetaram drasticamente a qualidade da água dos lagos estudados, tornando-os inapropriados a diversos usos humanos, tais como lazer, pesca e natação.

CONAMA; metais; qualidade da água; acidificação


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com