Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças na taxa de acumulação de biomassa ao longo do processo de colonização do perifíton em um reservatório mesotrófico raso

Resumo

Objetivo:

Nós identificamos e analisamos as fases de desenvolvimento do perifíton (exponencial e perda) em substrato artificial com base na taxa de acumulação de biomassa no período seco e chuvoso em um reservatório mesotrófico raso (Lago das Ninfeias, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Brasil). Foi avaliado o tempo de colonização requerido para a mudança de fase de desenvolvimento, a qual também foi relacionada com as variáveis limnológicas.

Métodos

Foram analisadas variáveis limnológicas e do perifíton (clorofila-a, massa seca livre de cinzas, taxa acumulação líquida e bruta) durante 98 dias de exposição do substrato.

Resultados

No período chuvoso, a fase exponencial de acumulação de biomassa foi até o 28° dia de colonização, sendo seguida por uma fase de flutuação (35º-77° dia) e fase de perda (84°-98º dia). Na estação seca, a fase exponencial foi até o 35° dia, sendo seguida por uma fase de perda (42°-63° dia) e de flutuação (70° dia e 77° dia). Nesta estação, observou-se o início de uma nova fase exponencial de acumulação de biomassa (84° ao 98° dia). O pico de biomassa foi registrado no 42º dia no período chuvoso e no 98º dia no período seco. A biomassa e a taxa de acumulação bruta e líquida foram maiores no período seco do que no chuvoso.

Conclusão

A biomassa e a taxa de acumulação líquida e bruta do perifíton foram maiores no período seco, o qual foi caracterizado pela alta concentração de nitrogênio total e transparência da água e baixa pluviosidade. Concluímos que a taxa de acumulação de biomassa e duração das fases de desenvolvimento (exponencial, perda e flutuação) do perifíton mudaram com condições limnológicas em cada período climático no reservatório tropical raso estudado.

Palavras-chave:
substrato artificial; massa seca livre de cinzas; clorofila a; taxa de acumulação bruta e líquida

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com