Acessibilidade / Reportar erro

A ictiofauna da bacia do Rio Potiritá: avaliando o status de conservação em uma área de mineração na Amazônia Oriental

Resumo

Objetivo

Considerando a importância de se conhecer os organismos que compõem os ambientes impactados por atividades humanas, o presente trabalho trata-se de um inventário da ictiofauna de uma área de mineração de bauxita na Amazônia Oriental.

Métodos

Os espécimes foram coletados com peneiras, redes de arrasto e de espera em 37 pontos localizados em rios e riachos durante duas expedições (julho de 2017 e setembro e outubro de 2017). Após a eutanásia e processos de laboratório, cada indivíduo foi identificado até o menor nível taxonômico possível e amostras estão sendo depositadas em coleções científicas. O status de conservação das espécies foi analisado em listas no âmbito estadual, nacional e internacional.

Resultados

Foram identificadas 109 espécies pertencentes a 28 famílias e seis ordens, com destaque para as ordens Characiformes (57 espécies) e para a família Characidae (22 espécies). Duas espécies novas foram identificadas e nenhuma encontra-se ameaçada de extinção.

Conclusões

Destaca-se a alta riqueza de espécies registrada na bacia do Rio Potiritá em contraste com sua área relativamente pequena. Esta diversidade deve ser considerada em futuros estudos de impacto ambiental e em monitoramentos da ictiofauna em áreas afetadas por atividades antrópicas.

Palavras-chave:
bauxita; riqueza de peixes; inventário; região neotropical; taxonomia

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com