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Gestão de reservatórios: uma opinião sobre como a comunidade científica pode contribuir

Resumo

Objetivo

Relatar possíveis experiências acadêmicas como contribuições estratégicas para auxiliar a gestão de reservatórios, assegurando, assim, os usos múltiplos.

Métodos

Nesse artigo de opinião foram pautadas e discutidas as atividades que, usualmente, são desenvolvidas em estudos ambientais em reservatórios.

Resultados

A experiência acadêmica tem mostrado que além da assessoria direta para a tomada de decisão dos agentes ambientais, várias colaborações podem ser elencadas, como por exemplo: i) desenvolvimento de procedimentos experimentais para solucionar problemas específicos; ii) atividades de planejamento amostral; iii) análise, integração e síntese de dados; iv) qualificação de mão de obra, etc. É importante mencionar que todas as atividades acadêmicas relacionadas nessa publicação são potencialmente publicáveis em revistas científicas (áreas do conhecimento: manejo ambiental, limnologia, saneamento, saúde pública e ecologia aquática).

Conclusões

Com base nas atividades relacionadas foi possível constatar o grande potencial de contribuição da academia (determinação da qualidade da água, inventários de gases do efeito estufa, simulação da qualidade da água utilizando modelagem matemática e experimentos de crescimento e decomposição de macrófitas aquáticas) para a gestão dos reservatórios.

Palavras-chave:
gestão de reservatórios; estudos ambientais; indicadores limnológicos

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