Acessibilidade / Reportar erro

A vegetação ripária aumenta a condição biótica da assembleia de peixes em dois reservatórios brasileiros

Resumo

A vegetação riparia em lagos e reservatórios provê estruturas como troncos e galhos que são utilizados como locais de refúgio, desova e alimentação para espécies de peixes. A diminuição destas estruturas submersas pode afetar a composição e estrutura das comunidades de peixes em reservatórios.

Objetivo

Avaliar a influência da vegetação ripária sobre a condição biótica das assembleias de peixes por meio da adaptação do Índice de Assembleia de Peixes em Reservatórios (IAPR) a duas represas na bacia do Alto Paranapanema, Estado de São Paulo, Brasil.

Métodos

O IAPR foi adaptado a partir de métricas referentes às características funcionais e à composição das assembleias de peixes por meio de um protocolo de seleção e validação e de sua resposta à presença de vegetação ripária.

Resultados

O IAPR final foi composto por nove métricas, sendo menor em locais sem vegetação, em função da predominância de indivíduos de grande porte, percentual de piscívoros e detritívoros.

Conclusões

Os resultados sugerem que o aumento na complexidade de habitats litorais em reservatórios por meio da manutenção da vegetação ripária aumenta a integridade biótica em peixes.

Palavras-chave:
pequenas centrais hidrelétricas; IAPR; complexidade de habitat; integridade biótica; Bacia do Alto Paranapanema


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com