Resumo
Objetivos: Este estudo avaliou a influência de três diferentes meios de cultura para o crescimento e composição bioquímica da microalga Ankistrodesmus gracilis.
Métodos
A microalga foi cultivada em sistema estático durante 28 dias utilizando o fertilizante inorgânico (NPK) e a macrófita Eichhornia crassipes como meio de cultura, comparando o desempenho desta microalga com o meio comercial CHU12. Os teores de proteína e lipídios, condições da água do meio de cultura e variáveis fisiológicas foram avaliados semanalmente.
Resultados
Os meios com fertilizante inorgânico e com macrófita apresentaram condições de crescimento e valor nutricional similar ao meio de cultura comercial. Os índices biológicos da microalga não foram influenciados por diferenças semanais durante o período do estudo. O teor de lipídio, nitrogênio e a taxa de crescimento de A. gracilis foram superiores no meio com fertilizante inorgânico e com macrófitas. Já o teor de Mn, B, Cu, S, massa seca, teores de cinzas, o volume celular, TOC e comprimento total foram semelhantes nos meios utilizados. As maiores densidades celulares de 25 x 105 células.mL-1 foram obtidas no meio NPK com 11 dias de cultivo e no meio CHU12 com 14 dias de cultivo.
Conclusão
Os meios de cultura com fertilizante inorgânico (NPK) e com macrófita (Eichhornia crassipes) foram adequados e podem substituir o meio comercial CHU12 para o cultivo da microalga A. gracilis tendo como resultados elevados valores nutricionais, elevada biomassa, altos teores de nutrientes com baixo custo.
Palavras-chave:
Eichhornia crassipes; NPK (20-5-20); composição bioquimíca; meio de cultura