Acessibilidade / Reportar erro

Protocolo de Avaliação Rápida para riachos que drenam por formações areníticas: uma ferramenta de avaliação versátil e efetiva

Resumo:

Objetivo

Neste estudo validamos uma ferramenta para avaliar e monitorar riachos para subsidiar pesquisas, monitoramento para gestão e ciência cidadã. Nosso principal objetivo foi (i) proporcionar melhorias e adaptações do Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) proposto por Cionek et al. (2011), criando uma nova versão do PAR e então (ii) avaliar a associação entre os escores do PAR e parâmetros limnológicos.

Métodos

O PAR foi adaptado para riachos que drenam por formação geológica arenítica, e o processo de validação final foi realizado em 30 riachos. Utilizamos modelos lineares e análise de correlação para entender a associação dos escores de PAR com parâmetros limnológicos e físicos no riacho (n=30) e concentrações de nutrientes na água (n=9), respectivamente. Dois parâmetros foram ajustados de acordo com o julgamento de nossos profissionais, que fornecem feedback de aplicação desde 2011.

Resultados

As pontuações do PAR explicaram 29% da variabilidade das características limnológicas e físicas dos riachos. Os riachos com pontuações mais altas foram aqueles com maior oxigênio dissolvido e profundidade. Os riachos com pontuações mais baixas foram aqueles com maiores larguras, condutividade e turbidez. Os riachos com maiores cargas de ortofosfato e amônio foram aqueles com predominância de regimes de fluxo lento e raso, enquanto os riachos com maior concentração de nitrato foram aqueles com canais retilíneos. Os indicadores limnológicos e físicos apresentam a mesma tendência de indicação de qualidade dos ecossistemas (degradação ou preservação), mas são complementares porque avaliam características distintas do sistema.

Conclusões

O PAR adaptado para os riachos do Arenito Caiuá fornece uma boa interpretação sobre as características físicas do habitat dos riachos e pode ser usado tanto como uma ferramenta única de diagnóstico e monitoramento ambiental ou como uma ferramenta complementar juntamente com parâmetros limnológicos e bióticos.

Palavras-chave:
substrato arenoso; avaliação física do habitat; PAR; riachos de pequena ordem; Mata Atlântica

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com