Acessibilidade / Reportar erro

Variação espacial de condições abióticas e diversidade de peixes em lagoas costeiras, Sul do Brasil

Resumo

Objetivo

Comparar variáveis ambientais e descritores das assembleias de peixes (composição de espécies, riqueza, dominância e diversidade) entre lagoas costeiras do sistema do rio Tramandaí, sul do Brasil.

Métodos

Amostras de água e de peixes foram coletadas mensalmente de Abril de 2009 a Março de 2010 na zona litoral de seis lagoas, três ao norte e três ao sul do estuário de Tramandaí. Treze variáveis ambientais de qualidade da água foram mensuradas. As capturas de peixes foram realizadas por meio de redes de emalhe. Usamos abordagem multivariada para investigar variações espaciais nas variáveis abióticas e diversidade de peixes.

Resultados

As amostras das lagoas ao norte (Itapeva, Quadros e Malvas) foram relacionadas com maiores valores de turbidez e demanda bioquímica de oxigênio, enquanto as amostras das lagoas ao sul (Fortaleza, Rondinha e Barros) com maiores valores de dureza, sólidos totais dissolvidos, transparência, condutividade elétrica e salinidade. As assembleias de peixes foram similares em composição de espécies entre as lagoas. A riqueza foi superior nas lagoas ao sul quando o mesmo número de exemplares foi considerado. Ao norte, as assembleias mostraram dominância numérica de Psalidodon aff. fasciatus e Loricariichthys anus, e menor diversidade, enquanto ao sul as assembleias foram mais equitativas e diversas.

Conclusões

Concluímos que as lagoas costeiras estudadas diferem no padrão de variação de parâmetros abióticos, refletindo em diferenças na qualidade da água. A composição e riqueza de espécies são similares e refletem a origem biogeográfica comum e recente das lagoas. As assembleias de peixes em lagoas grandes e turvas apresentam maior dominância enquanto as assembleias de peixes em lagoas pequenas e claras são mais diversificadas. Esses resultados podem ser úteis no manejo costeiro que prioriza os estoques pesqueiros ou na proposição de modelos de assembleias de peixes em lagoas costeiras subtropicais.

Palavras-chave:
sistema do rio Tramandaí; redes de emalhe; recursos pesqueiros; zona litorânea


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com