Acessibilidade / Reportar erro

Avaliando o perifíton como biorreator para remoção de nutrientes em um reservatório raso hipereutrófico

Resumo:

Objetivos

Avaliamos o perifíton em substrato artificial no efluente de esgoto tratado, no percurso do efluente, dentro e após o banco de macrófitas em um reservatório raso hipereutrófico. Especificamente, investigamos a relação entre os conteúdos de N e P e a biomassa de algas no perifíton com a disponibilidade de N e P do ambiente, com foco na retenção de nutrientes.

Métodos

A amostragem do perifíton foi realizada no efluente e ao longo do percurso do efluente, dentro e em dois locais após o banco de macrófitas. A amostragem do perifíton foi realizada após 30 dias da colonização. As variáveis abióticas foram determinadas no efluente do esgoto e na água do reservatório.

Resultados

Os valores de biomassa e conteúdo N e P no perifíton foram significativamente diferentes entre os locais de amostragem. As maiores concentrações de nutrientes foram encontradas nos locais com efluente. As maiores concentrações de clorofila-a no perifíton foram encontradas dentro e após o banco de macrófitas, enquanto os maiores teores de N e P foram encontrados no efluente e no percurso do efluente.

Conclusões

Em conclusão, os conteúdos de N e P no perifíton foram associados à disponibilidade de N e P, evidenciando a capacidade de retenção de nutrientes da comunidade. Nossos resultados sugerem que o perifíton em substrato artificial pode ser uma ferramenta para a remoção de N e P do efluente do sistema de tratamento de esgoto, contribuindo para minimizar a carga de nutrientes descarregada em um reservatório raso.

Palavras-chave:
biomassa; biofilme; conteúdo de nutrientes; esgoto com tratamento secundário remoção de nutrientes

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com