Resumo:
Objetivo:
Este estudo avaliou e comparou as alterações nos teores e taxas de acumulação de fósforo total (PT) e metais (Cd, Cu, Ni e Pb) no perifíton em diferentes tipos de substratos (PET e vidro) nos períodos chuvoso e seco em um reservatório eutrófico raso. Assim, o potencial do perifíton como uma biotecnologia verde para remediar a eutrofização e promover a remoção de metais foi investigado.
Métodos:
Substratos flutuantes de madeira (n = 3) contendo lâminas de vidro e PET foram submersos próximos a uma entrada de esgoto. O tempo de exposição do substrato foi de cerca de 33 dias em cada período.
Resultados:
Os teores de PT e de metais (Cu, Ni e Pb) no perifíton foram influenciados pela sazonalidade e os maiores valores foram encontrados na estação chuvosa. O conteúdo de metais do perifíton foi significativamente diferente entre os substratos de vidro e PET, mas nenhuma diferença foi detectada com o conteúdo de PT.
Conclusões:
A sazonalidade foi um fator determinante para a imobilização de PT e metais no perifíton. O maior potencial de imobilização de PT e metais pelo perifíton foi detectado no período chuvoso. Nossos resultados forneceram boas indicações de que o perifíton pode contribuir para remediar a eutrofização e remover metais em ecossistemas aquáticos.
Palavras-chave:
biorremediação; eutrofização; reuso de PET; reservatório tropical