Acessibilidade / Reportar erro

Impactos do esgotamento hídrico e reinundação na qualidade da água de um reservatório da região tropical semiárida durante evento de seca prolongada

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade da água de um reservatório do semiárido tropical após esgotamento hídrico durante um evento de seca prolongada. Em termos de impactos na qualidade da água, após um evento de esgotamento hídrico é esperado que haja melhorias com a renovação das águas. Menor biomassa algal, maior transparência da água, menor turbidez e baixa concentração de nutrientes.

Métodos

O reservatório estudado foi Dourado, localizado no semiárido brasileiro. O trabalho foi realizado com três períodos distintos, determinados de acordo com o volume hídrico. Os períodos foram marcados por chuvas abaixo da média histórica anual, estando assim inseridos em um período de estiagem prolongada. Foram analisadas as variáveis transparência da água, turbidez, condutividade elétrica, pH, fósforo total, fósforo reativo dissolvido e clorofila-a. Foi também realizada uma análise de componentes principais (ACP) para verificar os padrões das variáveis em reação às unidades amostrais.

Resultados

Após a renovação das águas, houve uma expressiva redução na clorofila-a. As variáveis condutividade elétrica, pH e turbidez também sofreram redução após a renovação das águas. Não houve redução após o aporte de água para fósforo total e fósforo reativo dissolvido, em comparação aos períodos anteriores.

Conclusões

A significativa redução da biomassa algal após a reinundação de Dourado indica melhora na qualidade da água em termos de eutrofização, diante da mudança do estado de trofia de eutrófico para mesotrófico.

Palavras-chave:
lagos artificiais; rasos; regiões secas; eutrofização

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com