Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de espécies fitoplanctônicas no intestino e nas fezes de tilápia cultivada em viveiros no Egito: implicações para a alimentação e controle da floração

Resumo

Objetivo

Nosso estudo visou determinar quais espécies de fitoplâncton, como alimento natural, podem ser ingeridas e digeridas pela tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus L.).

Métodos

Durante o estudo, coletamos e analisamos o fitoplâncton nos intestinos de tilápia do Nilo cultivadas em três viveiros de peixes no sul do Egito, durante o período de outubro de 2012 a setembro. 2013. Indivíduos de tilápias foram colocados em aquários contendo água filtrada para detectar espécies de fitoplâncton não digeridas nas fezes.

Resultados

A maioria do fitoplâncton encontrado no intestino de tilápia do Nilo foi cianobactérias (36-50%) e clorofíceas (27-38%). Outros grupos, como Diatomáceas, Euglenophyta e Dinophyta, também foram encontrados em menores quantidades (<19%). As espécies fitoplanctônicas mais importantes e dominantes encontradas no intestino de tilápia foram as cianobactérias potencialmente tóxicas, Anabaena, Anabaenopsis, Cylindrospermopsis, Microcystis e Planktothrix. Apenas as diatomáceas foram registradas nas fezes, indicando a capacidade da tilápia de digerir todo o fitoplâncton, exceto espécies deste grupo.

Conclusão

Os dados deste estudo podem ser úteis para a biomanipulação de proliferação de fitoplâncton em ambientes aquicolas eutróficos.

Palavras-chave:
cianobactérias; diatomáceas; digestão; ingestão; tilápia

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com