Acessibilidade / Reportar erro

Emergência de adultos de Phyllocycla Calvert, 1948 (Odonata: Gomphidae) em ambientes artificiais

Resumo

Objetivo

Esse estudo teve como objetivo analisar aspectos da emergência de adultos Phyllocycla Calvert, 1948 (Odonata: Gomphidae) em ambientes artificiais. As coletas foram realizadas no riacho Sanharó, Caxias, Maranhão, Brasil.

Métodos

Os espécimes foram analisados sob estereomicroscópio, sendo identificados ao menor nível taxonômico possível. Foram utilizadas caixas de isopor como criadouros, sendo analisados os seguintes tratamentos: a) areia; b) tiras de papel de filtro simulando substrato; c) sem substrato. Para a emergência, os criadouros tiveram suas tampas retiradas e acondicionados em frascos maiores com janelas de tela, menos água e parte do substrato totalmente fora desta. Para verificar a diferença entre os tratamentos, foram utilizados o teste Log-rank e as curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier.

Resultados

As curvas mostram que as emergências ocorreram mais frequentemente nos primeiros dias de criação. Foi observada ausência de diferença estatística entre os grupos. Apesar disso, todos demonstraram sucesso na emergência, com as larvas sem substrato tendo emergido mais rapidamente.

Conclusões

Ao explorar o uso de diferentes substratos na criação de Odonata, esta pesquisa fornece diretrizes para otimizar as condições laboratoriais, ajudando a superar desafios experimentais e apoiando novos estudos e inventários.

Palavras-chave:
Anisoptera; ciclo de vida; criação de larvas; libélula


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com