Acessibilidade / Reportar erro

Diversidade, dominância e raridade da comunidade fitoplanctônica: um estudo de caso em lagos urbanos tropicais

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar como a diversidade, dominância e raridade da comunidade fitoplanctônica são influenciadas por diferentes condições ambientais locais em lagos urbanos. Nós esperamos que a riqueza será influenciada negativamente em lagos com maiores concentrações de nutrientes e maior turbidez, enquanto a abundância será influenciada positivamente. Assim, haverá uma maior dominância de poucas espécies e menor raridade em lagos com essas condições, sendo esperado o contrário em lagos com menores concentrações de nutrientes e menor turbidez.

Métodos

As amostras do fitoplâncton e das variáveis abióticas foram coletadas em quatorze lagos distribuídos no município de Goiânia, Goiás, Brasil, durante um período chuvoso.

Resultados

Foi possível identificar uma heterogeneidade ambiental entre os lagos. Nós identificamos uma separação dos lagos em função da riqueza e densidade fitoplanctônica, especialmente devido à contribuição de algas verdes, desmídias e cianobactérias. A maioria dos lagos apresentou altos valores de diversidade e equitabilidade, com predominância de táxons raros e poucas espécies dominantes. As principais variáveis que estiveram relacionadas com o fitoplâncton, foram a temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez e as concentrações de nutrientes.

Conclusões

Portanto, o estudo da diversidade, dominância e raridade baseada na riqueza e abundância fitoplanctônica e a sua relação com as diferentes condições ambientais locais pode ser um importante modelo na avaliação da qualidade da água em lagos urbanos.

Palavras-chave:
algas planctônicas; urbanização; heterogeneidade ambiental; lagos rasos

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com