Acessibilidade / Reportar erro

A pluviosidade aumenta a biomassa e impulsiona a variabilidade dos grupos taxonômicos e morfo-funcionais do fitoplâncton em um lago urbano subtropical

Resumo:

Objetivo

Explorar os efeitos a curto prazo de eventos de chuva na biomassa, densidade e riqueza da comunidade fitoplanctônica durante os períodos seco e chuvoso, bem como na seleção e resposta de Grupos Funcionais Baseados na Morfologia (MBFG).

Métodos

A comunidade fitoplanctônica e as variáveis ambientais abióticas foram amostradas em um curto período em um lago urbano subtropical durante as estações seca e chuvosa (2018-2019). Modelos Lineares Generalizados (GLMs) foram gerados para analisar a relação entre o biovolume, a densidade e a riqueza do fitoplâncton com as variáveis abióticas. A previsibilidade dos grupos funcionais de fitoplâncton foi avaliada usando Análise de Redundância (RDA).

Resultados

Houve um aumento da densidade e do biovolume da comunidade fitoplanctônica no período chuvoso. A riqueza de espécies diminuiu com o aumento da pluviosidade. O lago exibiu uma alta dominância de Cyanobacteria (MBFG VIII), principalmente representadas por Raphidiopsis raciborskii (Woloszynska) Aguilera nos dois períodos estudados.

Conclusões

Encontramos evidências que sustentam a hipótese de que eventos de chuva aumentam a densidade e o biovolume do fitoplâncton. Os grupos funcionais baseados na morfologia serviram como indicadores eficientes das condições ambientais do lago.

Palavras-chave:
amônia; cyanobacteria; fatores meteorológicos; precipitação

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com