Acessibilidade / Reportar erro

Calibração do índice de qualidade da água (IQA) com base na Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)

Estudos de monitoramento ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, RS, Brasil, na série temporal 2007 a 2009, mostraram que não há concordância entre a avaliação da qualidade da água obtida através do Índice da Qualidade da Água (IQA - NSF), que oscilou entre boa e regular, e da Resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que foi ruim (classe 4), destacando como variáveis críticas para esta classificação os coliformes termotolerantes e a concentração de fosfato, indicando processos de eutrofização da água, relacionados ao aporte de nutrientes e carga orgânica oriundos de esgotos domésticos e de fertilizantes utilizados na agricultura. OBJETIVO: A presente pesquisa objetivou calibrar o IQA - NSF para a Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, baseando-se na Resolução 357/2005 do CONAMA. METODOLOGIA: Usando o banco de dados (2007 a 2009) do Laboratório de Limnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, correspondente aos estudos de monitoramento ambiental realizados na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, novos pesos da importância relativa das variáveis usadas para calcular o IQA foram atribuídos, por meio de análise de componentes principais. RESULTADOS: Houve uma significativa concordância entre os resultados da avaliação da qualidade da água utilizando a Resolução 357/2005 do CONAMA e o novo IQA calibrado. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos certificam o uso do IQA calibrado em programas de monitoramento ambiental em sistemas lóticos da Bacia Hidrográfica do Guaíba, RS.

Índice de Qualidade da Água (IQA); eutrofização; Bacia Hidrográfica do Rio Pardo; RS; Resolução 357/2005 do CONAMA


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com