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O romance como coletânea de contos: a redução nas literaturas contemporâneas latino-americanas

The novel as a collection of short stories: the shortage in contemporary latin american literature

Resumo

O romance como coletânea de contos experimenta um notável vigor nas literaturas latino-americanas aproximadamente desde 1989. Isto possivelmente se deve, entre outros fatores, à mudança de paradigma realizada em diversos graus pelos próprios autores do chamado boom da literatura latino-americana. O presente artigo compara as primeiras obras de representantes canônicos como Carlos Fuentes e Gabriel García Márquez com as respectivas obras tardias, observando em que medida ocorreu uma mudança estético-formal na escrita de ambos. Coletâneas de contos como El Naranjo, La frontera de cristal ou Doce cuentos peregrinos chegam a ter caráter modelar, se observarmos especificamente questão da redução no âmbito de uma evolução da obra completa dos antigos autores do boom. Nesse contexto, buscamos também estratégias para encenar essa redução de uma forma que não precisemos abdicar necessariamente de associar essas obras ao gênero romance.

Palavras-chave
literaturas latino-americanas; romance; conto; Carlos Fuentes; Gabriel García Márquez; Mario Vargas Llosa; novela total

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